Anúncios de smartphones podem ser usados para encontrar sua localização dentro de uma precisão de 1 metro

Um novo relatório da exposição mostra como uma empresa de segurança israelense usa anúncios em celulares para comprometer a segurança do smartphone.

Usando dados obtidos de desenvolvedores de aplicativos, a empresa pode localizar usuários de smartphones com precisão de até apenas um metro de distância.

Não há nada tecnicamente ilegal na prática, ao que parece, mas ela levanta algumas questões.


Um novo relatório da Forbes revela que uma empresa israelense chamada Bsightful usa anúncios móveis de uma maneira diabólicamente inteligente.

Ao usar informações de livre oferta sobre usuários de desenvolvedores de aplicativos, a empresa pode localizar a maioria de qualquer pessoa com o mínimo de informações.

A Bsightful está vendendo esse acesso a dados para quem estiver disposto a pagar.

A Bsightful é uma empresa altamente secreta. A Forbes só conseguiu descobrir os detalhes mais básicos sobre isso. No entanto, o relatório ilustra como é fácil coletar informações de localização por meio de anúncios móveis, o que pode comprometer gravemente a segurança do seu smartphone.

Como os anúncios móveis violam a segurança do smartphone?

Vamos imaginar que você é um anunciante.

Se você quiser comprar espaço publicitário dentro de um aplicativo móvel, você quer ter certeza de que as pessoas que usam esse aplicativo são as mesmas pessoas que potencialmente comprariam seu produto, certo?

Por exemplo, se você está vendendo xampu para barba, provavelmente não quer anunciar dentro de um aplicativo de moda feminina, já que esse público não vai comprar xampu para barba.

Para ajudar a combinar anunciantes com o público certo de aplicativos, existem Plataformas do Lado da Demanda, ou DSPs.

Usando um DSP, os desenvolvedores de aplicativos carregarão suas informações de dados de usuário e os anunciantes usarão essas informações para descobrir o melhor lugar para seus anúncios.

De acordo com a Forbes, a Bsightful cria DSPs shell com o objetivo estrito de apenas coletar esses dados de usuário ofertados gratuitamente dos desenvolvedores de aplicativos.

De vez em quando eles podem veicular um anúncio para manter a aparência, mas o DSP do shell tem tudo a ver com os dados.

Alegadamente, a Bsightful poderia então vender essas informações a governos, polícia ou outras organizações.

Embora os dados obtidos a partir desses métodos não sejam tão precisos quanto a coleta direta de dados de localização, ainda são precisos o suficiente para comprometer a segurança do seu smartphone.

Nas melhores condições, uma organização poderia localizar alguém com uma precisão de um metro usando nada além de um número de telefone.

Claro, para que isso funcione no rastreamento, você precisaria do aplicativo apropriado no seu celular e permitir que esse aplicativo use suas informações para anúncios.

Usuários que são muito rigorosos com suas permissões e usam bloqueadores de anúncios religiosamente seriam mais difíceis de rastrear dessa maneira.

Boa hora para começar a pensar a usar um bom VPN, não?