AMD vs Intel: Qual é o melhor?

Quando se trata de comprar o melhor CPU para o seu PC, você precisa escolher um dos dois – AMD ou Intel.

A Intel era consistentemente o caminho a seguir para a maioria dos casos de uso e orçamentos até alguns anos atrás. Nos últimos anos, a AMD nos surpreendeu ao ganhar força rapidamente com seus processadores Ryzen e se tornar a marca de CPU recomendada para quase todos os casos de uso. Independentemente disso, AMD vs Intel ainda não é uma batalha que tem um vencedor claro.

A Intel está longe de estar totalmente fora do jogo. Apesar de ficar para trás na curva, ela ainda está lançando algumas ofertas de CPU sólidas que poderiam ser uma compra decente.

Com a escassez de silício chegando ao mercado, os processadores são escassos, o que significa que a corrida AMD x Intel chega perto. Vamos dar uma olhada mais profunda em como a AMD e a Intel são diferentes e qual é a melhor escolha para os compradores de CPU.

A AMD e a Intel têm uma longa história interligada no mercado de semicondutores.

A Intel é um Golias no espaço, liderando o ataque com suas CPUs desde a era IBM. A AMD entrou em cena bem cedo como fabricante licenciado da Intel e outros. Posteriormente, ela começou a fabricar seus próprios chips, oferecendo alternativas mais baratas à Intel.

O primeiro grande momento da AMD veio quando ela lançou o primeiro chip x86_64 em 2003, batendo a Intel. Essa mudança de 64 bits impulsionou a AMD. Tornou-se uma alternativa Intel com melhor relação preço / desempenho nos anos 2000.

A AMD e a Intel têm um acordo de licenciamento cruzado sob o qual a Intel permite que a AMD fabrique CPUs x86 e a AMD permite que a Intel use seu conjunto de instruções x86_64.

A AMD tem sido historicamente o azarão nesta corrida. Ele ficou atrás da Intel por não implementar um equivalente adequado ao Hyperthreading, entre outras melhorias arquitetônicas. É por isso que as ofertas de baixo custo da Intel muitas vezes poderiam superar as CPUs AMD com contagens de núcleos muito mais altas.

Tudo isso foi até a AMD apresentar sua arquitetura Zen em 2017, com as CPUs Ryzen de primeira geração.

Enquanto a AMD trouxe diversas melhorias arquitetônicas com cada nova geração de Ryzen, a Intel teve problemas para reduzir seu processo de fabricação.

Após várias gerações em processos de 10 nm e 14 nm, a Intel está ficando sem truques para trazer ganhos de desempenho consideráveis ​​a cada nova geração. A AMD atualmente usa um processo de 7 nm. Isso ocorre porque a Intel tem suas próprias fundições de manufatura, enquanto a AMD usa fundições de terceiros, como as de propriedade da TSMC.

Por outro lado, a Intel tem anos de experiência e, portanto, oferece ótimo desempenho, apesar do processo de fabricação muito maior. Ele também tem uma gama mais ampla de ofertas de CPU em quase todos os níveis de preço e melhor disponibilidade em todas as ofertas em tempos de escassez de silício.

AMD vs Intel – Como será a partir daqui e qual você deve comprar

AMD vs Intel é uma luta que não está nem perto de terminar. Como vimos no passado, a AMD tem um padrão de flipflopping, no qual, após uma temporada de sucessos no setor, perde o rumo por alguns anos. Por outro lado, a Intel praticamente sempre manteve o forte e apenas recentemente mostrou fraquezas que se alinham com a atual ascensão da AMD no mercado.

A Intel teve problemas com seus processos de fabricação por alguns anos, e esses problemas parecem estar longe do fim. Atualmente, os chipsets de 11ª geração viram um backport do processo de 10 nm que a Intel finalmente conseguiu atingir. Isso limita a Intel a algo entre 10nm e 14nm, enquanto a AMD continuará com o processo mais eficiente que puder encontrar.

A aquisição da Xilinx pela AMD também lhe dará oportunidades de ir além de sua oferta regular de CPUs para consumidores. Embora leve muito tempo para chegar ao tamanho da Intel, não parece a impossibilidade colossal de alguns anos atrás.

No que diz respeito às suas decisões de compra atuais, se você puder colocar as mãos nisso – opte por um chip AMD. A AMD oferece uma relação custo-benefício superior em todas as suas ofertas. As últimas atualizações de 11ª geração da Intel parecem, na melhor das hipóteses, uma tentativa morna. A Intel agora é uma escolha para aqueles com um orçamento específico que a AMD não consegue cumprir bem ou para aqueles que precisam escolher uma CPU sem caçar estoques.