Apple Watch SE: o review

O Apple Watch SE é uma versão mais acessível do Apple Watch Série 6. Ele faz muitas pequenas compensações, que não deveriam importar para a maioria dos compradores em potencial, para atingir um preço mais reduzido.

É um verdadeiro companheiro de treino e smartphone que oferece a maioria dos recursos que as pessoas desejam a um custo mais palatável.


Design

O Apple Watch SE tem um design idêntico ao Apple Watch Series 6, exceto por duas coisas: cores e materiais. 

O Série 6 é oferecido em uma boa variedade de tons, incluindo prata, cinza espacial, dourado, azul e vermelho, mas o SE é limitado a prata, cinza espacial e dourado.

Da mesma forma, onde o Série 6 vem em alumínio, aço inoxidável e titânio, o SE está disponível apenas em alumínio. Todo o resto é o mesmo.

Não há muito a ser dito sobre o design do relógio neste momento, já que ele foi transportado por alguns anos (desde a Série 4). 

O Apple Watch SE está disponível em dois tamanhos: 40 mm e 44 mm. Você pode encomendá-lo com uma ampla gama de alças e adicionar LTE para conectividade celular, se desejar. Testamos o modelo cinza espacial (GPS) de 44 mm com uma pulseira de silicone vermelha. (Não conseguimos uma das novas bandas Solo Loop.)

O tamanho e o ajuste do Apple Watch SE são bons para mim. A barriga suavemente arredondada é confortável contra a pele e as bordas nunca se cravaram na minha pele. 

Eu não me importo com a sensação da pulseira de silicone lisa que veio com nossa unidade de análise. Ela tem um acabamento liso que não se sente bem contra seu pulso.

Eu prefiro muito mais um dos loops de tecido. Dito isso, a pulseira de silicone oferece um ajuste confortável que não é muito apertado.

O tamanho de 44 mm é ótimo, pois oferece bastante espaço em 448 por 368 pixels.

O SE não oferece a funcionalidade de tela sempre ativa da Série 6, mas acende sempre que você levanta o pulso.

Não tive problemas para vê-lo ao ar livre sob a luz solar direta.

Uma coisa a ser observada: a Série 6 oferece vidro de cristal safira nos modelos de aço inoxidável e titânio. 

O Watch SE é limitado ao vidro Ion-X para proteção; é mais sujeito a arranhões do que a safira.

A coroa digital ainda é uma das melhores ferramentas de controle para qualquer smartwatch do mercado. 

Há um botão abaixo da coroa que funciona bem. As fendas do alto-falante estão na borda esquerda do relógio. Uma miríade de sensores está inserida no vidro na parte inferior.

A Apple deu ao SE seu processador S5 SiP, que possui um mecanismo dual-core de 64 bits. Ele vem com 32 GB de armazenamento, o que é mais do que suficiente para algumas músicas. Outros recursos do hardware incluem o chip W3 para emparelhamento com AirPods , um altímetro sempre ligado, GPS, Bluetooth, Wi-Fi e bússola.

A vida útil da bateria é estimada em 18 horas de uso ativo. 

Você verá que sua milhagem irá variar muito. Por exemplo, com o uso apenas casual do relógio, para monitorar a atividade diária, por exemplo, ele chegava facilmente ao final do dia com 50% de carga. 

Aplicar apenas um treino monitorado por GPS, no entanto, descarregará a bateria significativamente. 

Mesmo assim, nunca me vi em problemas de bateria, mesmo em dias longos que iam das 7h à meia-noite. A recarga leva cerca de 90 minutos.

Com tudo isso, o Apple Watch SE continua a ser um dos smartwatches mais confortáveis ​​e funcionais que existem.

Rastreamento de saúde e condicionamento físico

Tal como acontece com todos os Apple Watches, o Watch SE cobre toda a gama quando se trata de monitorar saúde e condicionamento físico. 

No entanto, ele perde alguns recursos-chave do Series 6, incluindo a capacidade de medir o oxigênio no sangue e fazer um eletrocardiograma. Se você estava contando com eles, você precisará atualizar para o 6.

Enquanto essas duas funções de saúde cardíaca estão ausentes, o Watch SE ainda monitora sua freqüência cardíaca constantemente. 

Ele pode dizer se você tem uma frequência cardíaca anormalmente alta ou baixa, bem como sinalizar se detectar batimentos cardíacos irregulares. Estes podem ser indicadores de problemas cardíacos. 

Testei o Apple Watch SE com um Apple Watch Series 4 que tenho em mãos e descobri que a detecção de frequência cardíaca é equivalente entre os dois.

O Série 6 tem um sensor de frequência cardíaca atualizado, então, novamente, você precisará gastar mais para obter um sensor de frequência cardíaca ainda mais preciso.

O rastreamento do sono é um grande recurso alardeado por wearables modernos e é algo que o Apple Watch SE aposta um pouco. 

Em vez de controlar totalmente o seu sono (estamos falando de recursos avançados, como o monitoramento do ciclo REM), o aplicativo ajuda a definir e definir metas de sono. Por exemplo, digamos que você queira dormir oito horas por noite. O relógio dirá quando você deve ir para a cama para atingir essa meta. 

O aplicativo depende de quando você usou o iPhone pela última vez para determinar quando você vai dormir. O Apple Watch SE não monitora o sono tão completamente quanto alguns dispositivos Fitbit podem, mas cobre o básico do tempo gasto dormindo. Se você deseja um monitoramento sério do sono com recursos avançados, deverá procurar outro lugar.

No que diz respeito ao fitness, você descobrirá que o Apple Watch é uma ótima ferramenta para ser amarrada ao pulso. 

Ele pode rastrear automaticamente uma série de exercícios, como caminhadas, natação ou ciclismo, e pode rastrear manualmente muitos mais. 

Eu descobri que o rastreamento interno e externo é muito preciso. Por exemplo, eu levei o Watch SE em uma caminhada regular (ao ar livre) que eu faço e ele acertou a quilometragem exatamente, com contagens de passos que estavam na média para a caminhada. 

Também testei o Watch SE para caminhadas na esteira. Sua margem de erro estava dentro de 0,03 milhas, o que é muito bom em uma caminhada de 2,5 milhas.


Recursos do Apple Watch SE

A funcionalidade Smartwatch é abundante no Apple Watch SE. Inclui todos os comportamentos básicos que você espera de um smartwatch moderno.

Em primeiro lugar, e talvez o mais importante, os aplicativos. Se há uma coisa que o Apple Watch SE faz bem são os aplicativos. 

A Apple tem uma loja de aplicativos inteira apenas para seus smartwatches, e os desenvolvedores a encheram com versões do tamanho de um pulso de seus aplicativos para smartphones. Por exemplo, posso usar o aplicativo Starbucks para pagar pelo café ou o aplicativo da LATAM para digitalizar meu cartão de embarque, ou posso usar o aplicativo Spotify para controlar minhas listas de reprodução.

A Apple também colocou uma infinidade de seus próprios aplicativos no relógio. Os fundamentos do Smartwatch, como calendário, mensagens, cronômetro e bússola estão a bordo, assim como são agradáveis ​​como o disparador da câmera, o Apple Maps e o aplicativo Memoji da Apple.

Por último, há um novo serviço chamado Family Setup. Contanto que você compre uma versão LTE do Apple Watch SE e tenha um iPhone, pode configurar vários relógios para a família. 

Pense nisso como a maneira mais fácil possível de dar ao seu filho uma combinação de telefone / smartwatch. Como o relógio tem LTE (este serviço não funciona com relógios apenas com GPS), ele pode enviar / receber mensagens, chamadas telefônicas, bem como conectar-se à App Store para descobrir aplicativos. Não foi possível testar isso, no entanto, porque não temos um Apple Watch com capacidade LTE.


Veredito

O Apple Watch SE é um excelente wearable. Ele se destaca no básico, como boa forma e usabilidade simples. Ele também carece de alguns recursos importantes, como rastreamento avançado do sono, bem como o eletrocardiograma e os sensores de oxigênio no sangue da Série 6.

O SE é um avanço definitivo e válido em relação à acessível Série 3. Ele adiciona funcionalidade apenas o suficiente para compensar o dinheiro extra. 

Do outro lado da mesma moeda, é um valor melhor do que a Série 6 de $ 399. Embora a Série 6 faça um trabalho melhor em algumas coisas, não vale necessariamente o dinheiro extra para usuários casuais.