O Google pode excluir sua conta após 1° de junho de 2021. Veja como evitar

O Google anunciou recentemente mudanças importantes na política para proprietários de contas inativas.

Ele pode excluir automaticamente sua conta do Google ou os dados contidos nela de acordo com a nova política, em vigor a partir de 1º de junho de 2021.

Também há novas alterações na política de armazenamento em nuvem online do Google.

Veja por que o Google pode excluir sua conta e como você pode evitar que isso ocorra.


Mudança na política do Google

A partir de 1º de junho de 2021, se você estiver inativo por 2 anos (24 meses) no Gmail, Drive, Fotos ou outros serviços do Google, ele pode excluir automaticamente sua conta ou todo o conteúdo dos produtos que você tem nelas.

O Google também mudou sua política de armazenamento.

De acordo com o mesmo, os seguintes itens serão contabilizados na cota de armazenamento gratuito de 15 GB por conta:

  • Fotos de alta qualidade ou qualidade Express com backup após 1º de junho de 2021.
  • Novos arquivos criados no Documentos, Planilhas, Apresentações, Desenhos, Formulários e Jamboard do Google após 1º de junho de 2021.

Se você ultrapassar sua cota de armazenamento, não será possível fazer upload de arquivos no Drive, fazer backup de fotos e vídeos usando o Google Fotos ou criar/editar arquivos em aplicativos de criação de conteúdo, como Documentos e Planilhas Google, Apresentações, Desenhos, Formulários e Jamboard. Sua capacidade de enviar e receber e-mails também pode ser afetada.

Se você exceder o limite de armazenamento por 2 anos, o Google também pode excluir seu conteúdo do Gmail, Drive (incluindo Planilhas, Documentos, Apresentações etc.) e Fotos.

Por exemplo: se você estiver inativo por 2 anos no Google Drive, mas ainda ativo no Fotos e no Gmail, apenas o conteúdo do seu Drive (incluindo Planilhas, Documentos etc.) será excluído. O conteúdo do Gmail e do Fotos não será excluído se você estiver usando esses produtos ativamente.

Impeça o Google de excluir sua conta ou seus dados

Você não precisa se preocupar com a exclusão de sua conta ou de seus dados, pois o Google irá:

  • Notificá-lo por e-mail e notificações nesses produtos do Google.
  • Contatar você três meses antes que o conteúdo seja excluído.
  • Fornece a opção de evitar a exclusão tornando-se ativo ou baixando seu conteúdo dos serviços.

Para impedir que o Google exclua sua conta ou seus dados, você precisa usar sua conta ativamente.

Você pode visitar periodicamente o Gmail, o Google Fotos e o Google Drive (e aplicativos de criação de conteúdo colaborativo como Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, etc.) na web ou por meio do aplicativo Google correspondente.

Isso os marcará como ativos e o Google não mexerá em seus dados. Mesmo se você se esquecer de manter um cheque, o Google o notificará com antecedência. Você pode então usar o produto ou serviço do Google para torná-lo ativo novamente.

Como alternativa, se você não quiser complicações, pode optar pelos planos de armazenamento do Google One, que começam em R$ 6,99/mês no Brasil (US$ 1,99 nos EUA) por 100 GB. Se você for um membro do Google One sem problemas com pagamentos pendentes ou cotas, o Google o considerará ativo.