Se você ainda não usou o ChatGPT, o chatbot alimentado por IA (inteligência artificial) desenvolvido pela empresa de tecnologia OpenAI, pelo menos já deve ter ouvido falar nele.
As mídias sociais estão lotadas de comentários maravilhados enquanto as pessoas usam a ferramenta para tudo, desde criar roteiros para filmes que antes só existiam em suas mentes, até escrever planos de negócios completos ou ensaios para a universidade.
As pessoas se maravilham com o poder da tecnologia da mesma forma que os homens das cavernas fizeram quando pela primeira vez juntaram uma rocha e um pedaço de sílex e fizeram fogo.
É uma maravilha que gerou centenas de notícias em todo o mundo na última semana, com pessoas alegando que os benefícios da automação estão prestes a tornar suas vidas mais fáceis e seus trabalhos mais em perigo.
Investidores varejistas estão vendendo ações da Google e da Microsoft, tão perigosos para os modelos de negócios dessas empresas quanto o ChatGPT pode ser.
Mas além da hype, como o ChatGPT vai mudar sua vida? Aqui estão cinco maneiras como isso pode ajudar:
1. Deixar você atualizado sobre tópicos complicados
“Um exemplo claro de uso positivo do ChatGPT é acessar informações legais muito complexas e pesadas“, diz Catalina Goanta, professora associada de Direito Privado e Tecnologia na Universidade de Utrecht.
“Leis locais, nacionais, europeias e internacionais estão se tornando tão complicadas que a recuperação de informações tem se tornado cada vez mais difícil mesmo para especialistas no campo”.
Ela tem experimentado o ChatGPT em alguns exemplos práticos, desempenhando o papel de uma influencer de 19 anos conseguindo seu primeiro contrato de patrocínio.
Ela perguntou ao ChatGPT sobre o que teria que divulgar e onde. O resultado? “No geral, as respostas são realmente boas“, diz ela. “Eles estão corretos nas recomendações, mesmo que nenhuma lei específica seja mencionada“.
Claro, o ChatGPT não vai substituir uma consulta com um advogado, mas é um começo.
“Seria tolice descartar a utilidade de ter um ponto único para obter algumas informações básicas como ponto de partida, tipo um Google que tenha a capacidade de sintetizar informações“, diz ela. “Acho que isso tem grande potencial para melhorar a literacia de informações jurídicas nos próximos anos“.
2. Passando naquela prova
Crises de redação de última hora parecem ser coisa do passado, já que o ChatGPT gera textos suficientemente plausíveis para enganar o conhecimento necessário para exames universitários e qualificações profissionais.
Alguns acadêmicos alertaram que isso é o sinal do fim para todas as formas de avaliação que existiram antes. O ChatGPT pode ajudar a estudar para a prova de teoria de direção ou a prova de contabilidade importante que você tem que fazer.
3. Planejando suas refeições
Um dos melhores casos de uso do ChatGPT é proporcionar uma faísca de inspiração quando você está cansado ou abatido demais para criar sozinho.
Algumas pessoas estão usando a ferramenta para criar planos de refeições semanais, incluindo uma lista de compras que garante que tenham todos os alimentos necessários para fazer as refeições e compartilhando os resultados nas redes sociais.
O problema que o ChatGPT apresenta? Ele nem sempre faz bem as quantidades nas receitas.
4. Pensando em piadas para o seu grupo do WhatsApp
Precisa manter sua reputação como o engraçadinho do grupo de WhatsApp dos caras?
O ChatGPT pode ajudar, até um ponto.
Por um lado, as piadas que ele produz são mais propensas a causar desconforto do que um emoji de risada.
Além disso, é uma roleta russa se você realmente vai poder testá-lo: quando tentamos abrir o site do ChatGPT para conseguir algumas piadas para esta história, a ferramenta estava em um momento de capacidade máxima, lutando com o número de usuários tentando usá-la.
Para matar o tempo, a página de erro escreveu 10 piadas sobre o ChatGPT estar offline. A melhorzinha foi “Os servidores do ChatGPT devem estar presos no trânsito… na estrada da internet!”.
Tornando a sua vida online insuportável
Nem todos os aspectos do ChatGPT são benéficos. “Todos os tipos de discursos na internet de má-fé podem ser potencializados com isso, até mesmo via robôs“, alerta Eerke Boiten, professor de segurança cibernética na De Montfort University em Leicester.
Ele acha que a habilidade do ChatGPT em criar inglês vagamente plausível, mesmo que não correto factualmente – algo que foi visto como uma fraqueza para a maioria das pessoas – pode ser ideal para trolls na internet que querem superar seus oponentes nas mídias sociais.
“Aposto que o ChatGPT pode escrever histórias intermináveis sobre ‘Por que a crise econômica do Reino Unido é causada por albaneses’ ou ‘Por que JK Rowling não é transfóbica’ ou ‘Por que Keir Starmer é perigoso para a sociedade’“, diz Boiten.
Via: QG Magazine
Deixe seu comentário