No evento MWC de 2021, a Samsung exibiu sua mais recente interface de smartwatch chamada One UI Watch. Este software será executado no novo Wear OS, que a empresa desenvolveu em conjunto com o Google.
Aqueles que acompanham a Samsung de perto se lembrarão de que uma versão do One UI já existe para relógios — ele tem o objetivo de tornar a interface entre os telefones Galaxy e os relógios mais coerente.
Pelo que vimos, parece que o One UI para Wear OS mais recente tentará fazer isso também. Em um comunicado à imprensa, a empresa disse:
Um UI Watch junto com a nova plataforma unificada criará uma experiência Galaxy Watch inteiramente nova.”
Quando o Google anunciou que a mais recente plataforma de smartwatch foi feita em colaboração com a Samsung, ele compartilhou como aprendeu com a empresa coreana como otimizar certos processos para melhor capacidade de resposta e desempenho da bateria.
Também vimos algumas mudanças na navegação, como um clique duplo de um botão físico para alternar entre os aplicativos em execução. Mas ainda precisamos obter uma análise completa do sistema operacional atualizado.
Agora, a Samsung mostrou mais alguns detalhes sobre como as coisas vão funcionar.
Por exemplo, quando você instala aplicativos compatíveis no seu telefone, eles também são baixados para o seu smartwatch. As configurações do seu telefone também serão transferidas para o seu pulso — os vários relógios para as diferentes cidades que você escolheu serão exibidos, enquanto os números que você bloqueou permanecerão bloqueados.
Isso também funciona ao contrário, portanto, se você bloquear uma pessoa de seu relógio, ela também será incluída na lista negra de seus telefones Galaxy. De acordo com um vídeo da nova IU, o layout do menu Configurações do relógio também “refletirá de perto” o do seu telefone.
Uma das deficiências do Tizen era a falta de suporte a aplicativos de terceiros e, com o novo Wear OS, que abre uma biblioteca totalmente nova de títulos que você pode instalar.
O One UI Watch oferecerá a Google Play Store para que você possa obter aplicativos diretamente de seu wearable. Alguns dos aplicativos que isso traz incluem Couch25K, Facer, Adidas, GolfBuddy, Calm, bem como aplicativos do Google como Maps, Mensagens, YouTube Music e muito mais.
A Samsung e o Google também disseram que haverá uma nova ferramenta de design de mostrador de relógio para desenvolvedores Android criarem opções mais úteis que exibam melhor os dados que seus usuários desejam.
Embora não seja de forma alguma um olhar exaustivo sobre o novo Wear OS ou One UI Watch, ele nos dá uma ideia melhor do que esperar.
Para experimentar totalmente o software, porém, teremos que esperar até que ele seja lançado ao público (ou quando os dispositivos forem enviados com ele) para não apenas ver como é, mas também se realmente oferece os benefícios de desempenho que ambas as empresas prometeram.
Deixe seu comentário