Análise do Apple iPhone 12 Pro

O lançamento anual do iPhone é um grande evento no mercado tecnológico.

A Apple atrai um público geral maior do que quase qualquer fabricante de Android, principalmente devido ao seu apelo generalizado e à influência que exerce sobre a indústria.

Para resumir, os novos recursos do iPhone (ou a falta deles) costumam definir tendências para toda a indústria de smartphones em um futuro próximo.

Este ano, a Apple não fez muitas mudanças significativas com o iPhone 12 Pro, em vez disso, optou por um novo formato, um processador 5nm mais inteligente, uma câmera ligeiramente melhorada, um sensor LIDAR e ímãs.

Embora isso por si só provavelmente não seja um bom motivo para atualizar do seu dispositivo da série iPhone 11, o iPhone 12 Pro é uma boa opção para aqueles que estão esperando para atualizar seu smartphone há algum tempo?

Descubra em nossa análise do iPhone 12 Pro da Apple.


Design e tela: é moderno ser quadrado

O iPhone 12 Pro tem um novo design quadrado, que lembra o antigo (e muito admirado) iPhone 4. Isso deixará muitos fãs de longa data bastante felizes. O telefone vai até ficar de pé por conta própria devido ao quão plano é. Eu cavo.

As laterais do iPhone 12 Pro são feitas de aço inoxidável, enquanto o iPhone 12 padrão vem com laterais de alumínio.

O aço inoxidável é de alta qualidade e bastante significativo. Segurando-o lado a lado com o iPhone 12, a Apple realmente trouxe para casa a sensação mais premium do 12 Pro.

Dito isso, o aço inoxidável é um imã enorme para impressões digitais e pode começar a ficar sujo muito rapidamente. Esteja avisado se você deseja que seu telefone fique o mais limpo possível.

Embutido no lado direito da moldura está um grande botão liga/desliga , acima de uma janela de vidro para antenas 5G mmWave . À esquerda, você encontrará os botões de controle de volume e o interruptor de hardware de notificação clássico da Apple. Também existe uma bandeja do cartão SIM perto da parte inferior do lado esquerdo do dispositivo.

Na parte inferior, você encontrará um conjunto de alto-falantes estéreo em torno de uma porta de carregamento relâmpago. Eu realmente esperava que a Apple mudasse para o carregamento por USB-C este ano, mas está se tornando cada vez mais provável que a Apple se desfaça totalmente da porta. Isso é uma pena, porque neste ponto a Apple usa iluminação para cerca de metade de seus produtos e USB-C para a outra metade.

Os alto-falantes têm um som decente, mas definitivamente não têm baixa qualidade, como a maioria dos smartphones. Caso contrário, eles ficam muito altos e o som não fica muito distorcido no volume máximo.

A frente do telefone é quase igual à do iPhone 11 Pro, exceto a tela plana. Ele usa um novo vidro Ceramic Shield que supostamente o torna mais resistente a estilhaços, embora a Apple também afirme que o novo design plano também é um grande motivo por trás dessa resistência a estilhaços.

De qualquer forma, a Apple afirma ter resistência a quebra quatro vezes melhor em comparação com o iPhone 11 Pro, o que é impressionante, embora não tenhamos confirmado esta afirmação independentemente.

iPhone 12 Pro

A tela do iPhone 12 Pro é uma tela super retina de 6,1 polegadas com resolução de 2.532 x 1.170 e densidade de pixels de 460ppi.

Ele pode atingir um brilho máximo de 1200 nits e parece nítido e vibrante. Esta não é uma tela de alta taxa de atualização, apenas 60Hz. É um pouco perdedor, considerando que o próprio iPad da Apple agora usa uma tela ProMotion de 120 Hz, e quase todos os telefones Android nesta faixa de preço têm uma tela de pelo menos 90 Hz. Se este é um recurso matador para você, há uma infinidade de telefones Android com telas de alta taxa de atualização .

O entalhe do Face ID no iPhone 12 Pro não mudou desde o iPhone X original, mas acho que a maioria já se acostumou com ele neste momento.

Embora seja provável que a Apple acabe encolhendo o entalhe e possivelmente até mesmo mova os sensores sob a tela, isso realmente não me incomoda mais. No entanto, eu esperava que a empresa trouxesse de volta o Touch ID este ano para corresponder ao sensor do novo iPad Air . Especialmente em um ano em que todos estamos usando máscaras.

Infelizmente, esse design provavelmente foi finalizado antes que o COVID realmente se tornasse um problema generalizado. Esperançosamente, veremos um sensor de impressão digital no próximo ano. Ainda assim, o Face ID é incrivelmente rápido e confiável e funciona em todas as condições de iluminação.

Com a série iPhone 12, a Apple trouxe de volta a marca MagSafe, de uma forma diferente. Todos os modelos do iPhone 12 agora têm um ímã circular na parte de trás do telefone que ajuda a alinhar o seu iPhone com um carregador sem fio MagSafe.

O novo ímã MagSafe no iPhone também está estimulando uma série de acessórios de terceiros para funcionar com o iPhone 12 Pro. Conte com novos suportes de painel de carro, suportes de parede e outros acessórios de dispositivos que tiram proveito dos ímãs.

A própria Apple está fazendo acessórios como uma capa opcional que pode ser colada na parte de trás do telefone. Isso obviamente tem suas desvantagens, considerando que os ímãs não são ridiculamente fortes e a carteira pode cair com bastante facilidade. Ainda estamos esperando nossa carteira do iPhone 12 Pro pelo correio, então, avisaremos como funciona quando recebermos a nossa.

No geral, acho que o iPhone 12 Pro é um dos iPhones mais atraentes que a Apple já fez. O design quadradão do iPhone 4 é lendário, e isso por si só provavelmente será suficiente para convencer muitos compradores.

Este dispositivo definitivamente parece um dos telefones mais premium que segurei este ano, especialmente com os trilhos de aço inoxidável e o vidro de toque suave na parte traseira.

Mesmo decisões básicas de design como essa fazem o 12 Pro parecer um pouco mais premium do que até mesmo o iPhone 12 padrão – um mal necessário quando a Apple quer cobrar $ 150 a mais pelo Pro em relação ao iPhone 12 padrão.

Bateria

  • Bateria de 2.815mAh
  • Carregamento com fio de 18 W
  • Carregamento sem fio de até 15 W

O iPhone 12 Pro está usando uma bateria um pouco menor do que o iPhone 11 Pro do ano passado. Ele possui uma célula de 2.815mAh contra a célula de 3.040mAh do iPhone 11 Pro.

A Apple diz que isso não deve importar muito porque o novo processador A14 Bionic usa um nó de processo de 5nm, o que o torna mais rápido e mais eficiente em termos de energia. No entanto, os resultados do mundo real contaram uma história ligeiramente diferente.

Tive uma média de seis horas de tela no tempo no iPhone 12 Pro, o que se traduziu em cerca de um dia e meio. Tirei o telefone do carregador às 8h da manhã e ele morreu por volta das 14h do dia seguinte. Sou um usuário moderado a pesado, mas não jogo muitos jogos no meu telefone. Principalmente, estou pulando entre vários aplicativos de mensagens, Twitter, Instagram e Reddit.

A duração da bateria deve servir para a maioria das pessoas, ajudando você a sair à noite, se necessário.

Dito isso, é um pouco chato ver uma diminuição na duração da bateria em comparação com o ano passado, onde consegui cerca de sete horas de tela ligada. O próximo iPhone 12 Pro Max deve se sair muito melhor no que diz respeito à duração da bateria. Fique ligado em nossa cobertura desse dispositivo.

O iPhone 12 Pro também ainda usa carregamento de 18 W, então, se você esperava conseguir uma recarga super rápida como faria com uma variedade de telefones Android, você está sem sorte.

Muitos telefones Android agora carregam a 30, 65 e até 120 watts agora , então 18W parece lento, mesmo que seja um pouco melhor do que o carregamento de 5W que a Apple estava usando dois anos atrás.

A Apple inclui um cabo USB-C para relâmpago na caixa, mas nenhum adaptador de energia real, citando a preservação do meio ambiente como seu raciocínio. Isso significa que você terá que comprar seu próprio carregador USB-C separadamente, caso ainda não tenha um.

A Apple vende um bloco de carregamento de 20 W por US $ 19, mas agora que os carregadores de nitreto de gálio estão se tornando mais populares, você pode obter um bloco muito menor que fornece a mesma energia por um preço mais barato.

Quanto ao carregamento sem fio, o carregador MagSafe oficial custa US $ 40 e carregará seu telefone a 15W  duas vezes mais rápido que a velocidade anterior de 7,5W. Infelizmente, você precisará usar um carregador MagSafe oficial para atingir essas velocidades. Se você usar um carregador Qi padrão, a taxa máxima de carga que você poderá atingir é a mesma de 7,5 W de antes.

O carregador MagSafe oficial também é bastante curto. O comprimento do cabo torna o carregador oficial apenas realmente adequado para uso em mesa, e apenas se você tiver uma tomada super próxima.

Eu preferiria que a Apple dobrasse o comprimento do carregador para torná-lo mais fácil de colocar em mais lugares ou, alternativamente, apenas permitisse que você conectasse seu próprio cabo de carregamento à almofada magnética.

Desempenho: Ótimo, como de costume

  • Apple A14 Bionic
  • Modem Qualcomm X55 5G
  • 6 GB de RAM
  • 128-512 GB de armazenamento

No que diz respeito ao desempenho, a Apple diz que o A14 Bionic é um dos chips mais rápidos já feitos, superando até o Snapdragon 865 da Qualcomm.

Estamos esperando para finalizar esses resultados com nosso próprio benchmark Speed ​​Test G , mas posso dizer que no uso diário é muito, muito rápido. Não tive problemas com lentidão ou aplicativos lentos. A velocidade bruta deste chip me leva a acreditar que este telefone deve durar muito tempo.

Considerando que muitas pessoas ainda usam o iPhone 6, o silício da Apple tem uma boa reputação por durar um bom tempo. E com as atualizações de software persistentes da Apple que duram até cinco anos, você pode ter certeza que o iPhone 12 Pro terá suporte por muitos anos.

Os benchmarks mostram o iPhone 12 Pro superando o iPhone 11 Pro por uma quantidade considerável. O AnTuTu mostrou um salto de quase 100.000 pontos, principalmente devido a um aumento de quase 2x no desempenho da memória.

O iPhone 12 Pro possui 6 GB de memória DDR4x, que é a memória mais rápida e mais rápida de um iPhone. Enquanto a maioria dos dispositivos Android tem pelo menos 6 GB de RAM com 8 GB como a nova linha de base para carros-chefe, o gerenciamento eficiente de RAM no iOS torna isso muito menos importante no iPhone.

Câmera: Melhor vídeo HDR com pouca luz e Dolby Vision

  • Principal: 12 MP, abertura ƒ / 1,6
  • Wide: 12 MP, abertura de ƒ / 2,4 e campo de visão de 120 °
  • Tele: 12 MP, abertura ƒ / 2.0, zoom ótico 2x
  • Selfie: 12 MP, abertura ƒ / 2.2
  • Sensor LIDAR
  • Vídeo: até 4k 60 fps
  • Vídeo Dolby Vision HDR
  • Modo noturno modo retrato

O iPhone 12 Pro tem um sistema de câmera muito semelhante ao iPhone 11 Pro do ano passado. As duas maiores mudanças são a mudança para uma abertura f / 1.6 mais ampla na lente principal em comparação com a lente f / 1.8 no iPhone 11 Pro.

Além disso, há um novo sensor LIDAR que ajuda o iPhone 12 Pro a obter o foco melhor em ambientes com pouca luz. Dito isso, ele também tem alguns novos recursos de software como 4k 60fps Dolby vision HDR captura de vídeo junto com Modo noturno modo retrato.

No total, existem três lentes principais na parte posterior e uma na parte frontal. Você tem uma câmera principal de 12MP com abertura f / 1.6, uma câmera grande de 12MP com abertura f / 2.4 e uma teleobjetiva ótica de 12MP 2x com abertura f / 2.0.

Na frente, você tem uma câmera selfie de 12MP embutida no sistema de desbloqueio facial Face ID 3D.

As fotos do iPhone 12 Pro parecem muito boas, com ótima faixa dinâmica e nitidez geral. A Apple é um pouco menos agressiva com HDR do que costumava ser.

Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de tons de pele e cabelo, devido ao novo processamento Smart HDR3 da Apple. As sombras ainda estão um pouco mais elevadas do que eu normalmente gostaria, mas isso dá um pouco mais de flexibilidade no processo de edição em vez de não capturar essa informação.

Comparado com o Pixel 5, o iPhone 12 Pro retém um pouco mais detalhes de cor nos destaques, mas o Pixel é um pouco mais contrastado. O Google tentou deixar o processamento da câmera Pixel mais parecido com o de uma pintura de Caravaggio, com sombras mais profundas.

Honestamente, os principais sensores da câmera desses telefones são extremamente semelhantes, mas você pode definitivamente ver um pouco mais de cor no iPhone. Os dois exemplos acima são do modo noturno em cada telefone. O iPhone faz o Modo Noturno automaticamente e não tem uma maneira de ativá-lo manualmente, em comparação com o modo Visão Noturna opcional do Pixel 5.

A lente grande angular do iPhone 12 Pro tem melhor correção de distorção e nitidez das bordas do que o iPhone 11 Pro, o que o torna muito mais utilizável. Comparado com o Pixel 5, ele retém muito mais cor e também é mais amplo. Esta lente também é bastante nítida no geral  visivelmente mais nítida do que o iPhone 11 Pro.

O sensor LIDAR no iPhone 12 Pro permite que o telefone adquira o foco muito melhor em situações de pouca luz. É também um componente importante dos recursos do modo retrato noturno do telefone.

Isso ajuda o telefone a obter foco de forma incrivelmente rápida quando as lentes não conseguem fazer isso sozinhas. É muito útil em situações de pouca luz. Este sensor também é usado para melhorar os recursos de RA do telefone, tornando-o um recurso essencial se você deseja digitalizar objetos com o seu dispositivo.

O iPhone sempre foi um dos melhores sistemas de câmera de smartphone para vídeo, e isso continua sendo verdade no iPhone 12 Pro. O iPhone 12 Pro pode gravar vídeo de até 4k 60fps, e também pode gravar em Dolby Vision HDR, no qual falaremos em breve.

Além disso, possui um modo de lapso de tempo e pode gravar vídeo em câmera lenta de até 1080p a 240 quadros por segundo.

O veredito

Se você já tem um dispositivo da série iPhone 11, não sugiro comprar um iPhone 12 Pro. A maioria das mudanças neste ano são bastante pequenas.

Embora possa haver um argumento para atualizar para o iPhone 12 Pro Max para melhor duração da bateria e uma tela maior, eu recomendo manter seu dispositivo por pelo menos duas gerações antes de atualizar.

Se você está pensando em comprar o iPhone 12 Pro, há uma boa chance de saber que deseja um iPhone. Se for esse o caso, agora você tem algumas opções para escolher no ecossistema iOS.

A Apple oferece um iPhone em quase todos os níveis de preço, do iPhone SE de R$3.700 ao próximo iPhone 12 Pro Max de R$ 13.999. O iPhone 12 Pro é quase o mais premium do grupo, R$ 10.999. É uma boa escolha para quem quer um dos iPhones mais premium, mas não quer um dispositivo enorme.

Comparado com a nata atual da safra de dispositivos Android, o iPhone 12 Pro é um candidato muito forte, mas está faltando alguns recursos.

Ele não tem uma lente telefoto tão longa quanto alguns dispositivos como o Samsung Galaxy Note 20 Ultra , seu carregamento de 18W é um pouco trabalhoso e ainda está usando uma taxa de atualização de 60Hz. Se alguma dessas coisas for importante para você, consulte os carros-chefe de empresas como Samsung ou OnePlus.

Considerando que a nova série Galaxy S30 da Samsung está programada para lançamento em janeiro, pode valer a pena esperar por essa série de dispositivos se você estiver no limite. O S30 será o primeiro a apresentar a mais nova geração de processadores da Qualcomm e deve ser um competidor formidável para o mais recente da Apple.