Como morreu Mussolini?

A morte do ditador fascista Benito Mussolini, líder italiano que levou o país à Segunda Guerra Mundial em 1940, aconteceu em 28 de abril de 1945, nos últimos dias da guerra.

Seu corpo foi exposto em praça pública e apedrejado pela população. Confira os detalhes a seguir.


Como morreu Mussolini?

Nos últimos dias da guerra, a situação estava ficando insustentável para o ditador. O país já estava praticamente todo dominado pela aliança formada entre Estados Unidos, Inglaterra, França, Canadá, Brasil, África do Sul e colônias norte-africanas.

O povo italiano, decepcionado com a situação de derrota a qual o duce (lê-se dútche) os levou, já se revoltava contra o antigo líder.

Ele então resolveu fugir para a Suíça, disfarçado entre um comboio alemão. Porém, foi capturado na região do lago de Como, no norte da Itália, pelos membros da resistência italiana conhecidos como partigiani (quem não lembra da letra de Bella Ciao?).

Julgado sumariamente em praça pública, Mussolini foi fuzilado ao lado de sua companheira Chiara e dos homens que os escoltavam. Seus corpos então foram levados até a cidade de Milão, onde permaneceram expostos ao público, amontoados em uma pilha, em um posto de gasolina da praça de Loreto.

Como morreu Mussolini

Uma grande multidão chutou, atirou, cuspiu e mijou nos corpos, que depois foram perdurados de cabeça para baixo em uma viga de metal.

Os corpos passaram por horas de humilhação e profanação, uma clara reação da população italiana ao legado de perseguições, assassinatos, derrotas e caos econômico que Mussolini impôs ao país.

Como morreu Mussolini


Leia também: