No início desta semana, um desenvolvedor usando o pseudônimo de Sera Tonin Brocious no Twitter conseguiu emular jogos Nintendo Switch em um Mac com processador Apple Silicon M1, que eles demonstraram rodando Super Mario Odyssey.
Conforme observado pelo The 8-Bit, o desenvolvedor foi capaz de alcançar esse feito com o emulador Yuzu de código aberto, que usa Vulkan, uma API gráfica 3D de alto desempenho. A implementação não é perfeita devido às limitações do MoltenVK , uma biblioteca de tempo de execução que mapeia o Vulkan para o framework gráfico Metal da Apple no macOS e iOS.
As imagens mostram Super Mario Odyssey rodando em um MacBook Pro de 13 polegadas com o chip M1 rodando macOS 11.0.1. Isso é possível porque os processadores no Nintendo Switch e dos novos Macs são baseados na arquitetura ARM.
Is this Super Mario Odyssey running under virtualization on my M1 Macbook Pro? Yes. Yes it is. 😊 pic.twitter.com/AcgiEkVEyU
— Sera Tonin Brocious (@daeken) December 20, 2020
Em um tweet de acompanhamento, o desenvolvedor disse que o “grande obstáculo” é o suporte adequado ao Metal, observando que a implementação atual do MoltenVK resulta em um “desempenho mediano”.
E embora ainda não haja instruções para o público experimentar isso, é uma conquista empolgante e mais um exemplo dos novos recursos liberados pelo chip feito pela Apple.
Deixe seu comentário