Nos últimos dias, forças policiais em todo o mundo têm emitido alertas aos usuários do sistema operacional Android devido a um problema que vem gerando chamadas de emergência falsas. Essas chamadas, que ocorrem acidentalmente, têm sobrecarregado as centrais telefônicas de emergência em diversos países.
De acordo com relatos, uma nova funcionalidade presente nos dispositivos Android tem sido responsável por essa onda de chamadas “silenciosas” para o número de emergência específico de cada país.
No Reino Unido, por exemplo, o número utilizado é o 999. Essa funcionalidade, conhecida como Emergency SOS, é ativada quando o botão de energia é pressionado repetidamente. No Brasil, o aparelho liga para o 190.
Para evitar o problema, aconselha-se que usuários no Reino Unido desabilitem a função Emergency SOS em seus dispositivos Android, a fim de evitar chamadas “silenciosas”.
É importante ressaltar que esse problema não está restrito a um único fabricante de dispositivos Android. A empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional, o Google, já informou os fabricantes para que possam resolver a questão.
O Conselho Britânico dos Chefes de Polícia mencionou que a recente atualização do sistema Android adicionou uma nova função de emergência SOS que permite aos dispositivos discarem para o número de emergência do país ao pressionar o botão de energia cinco vezes ou mais.
A polícia de Devon e Cornwall também relatou que precisou dedicar cerca de 20 minutos para lidar com essas chamadas silenciosas. O termo “chamadas silenciosas” se refere ao fato de que os usuários que realizam essas chamadas acidentalmente muitas vezes não têm consciência do ocorrido.
Nationally, all emergency services are currently experiencing record high 999 call volumes. There's a few reasons for this but one we think is having a significant impact is an update to Android smartphones…
📷thanks to @NYorksPolice pic.twitter.com/TbmRQgTsUe
— National Police Chiefs' Council (NPCC) (@PoliceChiefs) June 17, 2023
As forças policiais destacam a importância de os usuários permanecerem na chamada para informar aos operadores que se trata de um engano, a fim de evitar pânico e garantir que as chamadas reais possam ser atendidas prontamente.
Segundo a BBC, usuários do Android registraram um total de 169 chamadas para o número de emergência 999 entre 00:00 e 19:00 em um domingo.
Esse número alarmante evidencia como essas chamadas acidentais podem facilmente sobrepor-se a chamadas reais de socorro.
O problema também se estende além do Reino Unido, pois, no início deste mês, a Associação Europeia dos Números de Emergência emitiu um alerta informando sobre um aumento significativo de chamadas falsas originadas de dispositivos Android.
O Google confirmou que a questão será resolvida por meio de atualizações disponibilizadas pelos fabricantes de dispositivos Android. Enquanto isso, a única sugestão é que os usuários desativem completamente a função Emergency SOS até que uma nova atualização solucione o problema.
Como configurar o recurso
Para alterar o recurso de Emergency SOS no seu dispositivo Android, siga as instruções abaixo:
- Abra o aplicativo “Configurações” no seu dispositivo Android.
- Role para baixo e encontre a seção “Segurança” ou “Segurança e emergência”. Toque nele para abrir as opções relacionadas à segurança.
- Dentro da seção “Segurança” ou “Segurança e emergência”, procure a opção “SOS de emergência” ou algo similar. Toque nessa opção para acessar as configurações do recurso de emergência.
- Na tela do SOS de emergência, você pode encontrar várias opções, como “Ativar contagem regressiva” ou “Número de emergência”. Essas opções podem variar dependendo da versão do Android e da interface do usuário do seu dispositivo.
- Selecione a opção que deseja alterar. Por exemplo, se você deseja mudar o número de emergência acionado pelo Android, toque na opção “Número de emergência”.
- Insira o novo número de emergência desejado ou escolha um número da lista disponível.
- Após fazer as alterações desejadas, toque em “Salvar” ou em um ícone semelhante para confirmar as configurações.
Lembrando que as opções e os caminhos podem variar dependendo do modelo do dispositivo Android e da versão do sistema operacional.
Fonte: BBC
Deixe seu comentário