O Google anunciou essa semana uma série de inovações para o futuro Android 15, previsto para ser lançado no segundo semestre de 2024. Entre as principais novidades estão novas funcionalidades de segurança que prometem proteger ainda mais os dados dos usuários e tornar os dispositivos mais seguros contra roubos.
Uma das principais adições é a ferramenta de detecção de roubo. Este recurso avançado identifica movimentações suspeitas, como quando alguém pega o smartphone e sai correndo, de bicicleta ou de carro, interpretando isso como um possível roubo.
Nesses casos, o Android ativa automaticamente o bloqueio de tela. A proteção é acionada também se o ladrão tentar desativar a internet ou errar várias tentativas de desbloqueio.
Além disso, o Android 15 introduz a “trava remota” (Remote Lock), que permite bloquear um aparelho roubado apenas informando o número de telefone cadastrado e cumprindo um desafio de segurança, sem a necessidade de fazer login na conta do Google.
Embora esses recursos tenham sido anunciados com o Android 15, eles estarão disponíveis ainda este ano para dispositivos com Android 10 ou mais recente, através de uma atualização do Google Play Services.
Esconderijo de apps
Outra novidade significativa é o “Espaço Privado” (Private Space), que funciona como um cofre para aplicativos selecionados.
Este espaço requer autenticação biométrica ou uma senha para abrir, garantindo uma camada adicional de proteção para dados pessoais e financeiros.
Enquanto fabricantes como a Samsung já oferecem soluções semelhantes, a novidade do Android 15 é a inclusão nativa dessa funcionalidade.
O Android 15 também trará outras melhorias de segurança, como a exigência de senha ou autenticação biométrica para resetar o dispositivo, desativar o Encontre Meu Dispositivo ou alterar configurações críticas. Essas medidas visam dificultar ainda mais o acesso não autorizado e proteger informações sensíveis dos usuários.
Além das funcionalidades de segurança, o Android 15 incluirá diversas outras inovações.
A Carteira do Google será expandida para armazenar qualquer tipo de cartão ou carteirinha apenas com uma foto.
Carros com Android nativo poderão usar aplicativos de streaming, como a Max, e jogos como Angry Birds.
A Google TV integrará inteligência artificial para recomendar filmes e programas, enquanto o Wear OS 5 promete um consumo de energia 20% menor durante atividades físicas.
Como dito, o Android 15 está previsto para ser lançado oficialmente no segundo semestre deste ano.
Leia também: ➽ Agora o Google Chrome protege abas anônimas com senha e biometria no Android |
Deixe seu comentário